sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

RT @twitter Eu tenho a foooooorça

O que aconteceu com o mundo de uns dias pra cá? Parece que um novo paradigma chegou, sentou e disse que não levanta mais. As redes sociais andam roubando a cena e se tornando um instrumento tão importante na interação social, que fica difícil lembrar como era antes mesmo?
Ferramentas que começaram sua vida útil com objetivos ligados a conhecer pessoas e fazer amizades, hoje são instrumentos de um mercado enorme e que está pronto pra absorver milhões de profissionais no mundo todo. E para aqueles conservadores que ainda sustentam o discurso de “tudo isso é uma grande besteira” fica a dica, besteira é ficar fora delas. Não existe nada gritando mais “ei prestem atenção em mim, eu sou o presente, futuro e o que importa” do que as redes sociais. Vê-se a cada momento, em real time mesmo, exemplos da força da social media. Quais? Vamos buscar algo bem atual, que não corre o risco de ninguém ficar de fora. As revoltas nos países islâmicos. No Egito uma conta criada no Facebook foi destinada a unir a população, principalmente os jovens para as manifestações. “O Egito merece um futuro melhor, no dia 25 de janeiro nós mudaremos nosso país. Ninguém ira nos deter, se nós estivermos unidos. A população jovem deve se manisfestar agora.”, isso era a frase vista por todos que adicionassem esse perfil, em poucas horas, mais de 100 mil pessoas já eram contatos. Estrategias, horários, locais e datas dos encontros entre os manifestantes além de dicas de como se comportar nos protestos eram divulgadas na página.
Ou seja, virou instrumento de união social em pró de um objetivo comum, foi uma das ferramentas responsáveis por derrubar um governo que estava no poder há décadas. Será que não dá pra mostrar a força quase sobrenatural que elas tem? Agora por ultimo, o trágico terremoto que aconteceu na Nova Zelândia, se tornou outro exemplo, vídeos eram divulgados a todo momento, desaparecidos eram encontrados graças a ferramentas criadas dentro das redes, e as notícias voavam a todo instante para o mundo todo. Não há como fechar os olhos pra isso. E na sociedade atual, tudo que é importante se torna o que? Negócio! Quer ser um profissional completo, antenado, de olho no futuro e bem relacionado? Invista nelas.
De acordo com Shirakashi, diretor da empresa de monitoramento de redes sociais SCUP, em 15 anos as empresas que não investirem nas mídias sociais correm o risco de falir.
Hoje o mercado brasileiro já entendeu parcialmente o recado, 70% das empresas usam as redes, mas apenas 6% escolhe um profissional especializado para manutenção de conteúdo. O que precisa-se e com URGÊNCIA, são desses tais profissionais especializados, a web 2.0 chegou, a interatividade, convergência e multi atividades. É tempo de saber tudo que se passa no universo da internet, está por dentro de exatamente tudo, fazer o dia ter 48hrs, 24hrs em mundo real, e as outra 24hrs on-line.
Não fuja, não corra, nesse momento você está sendo seguido, e nem adianta acionar a polícia, abra sua conta no twitter e diga coisas interessantes, com certeza alguém está te observando.